Acervo

Tudo sobre a SEAC Civil 2016

  • Palestras

  • Minicursos
  • Visitas Técnicas

  • 1 – Barragem Nova Ponte – Nova Ponte (MG)

    A Usina Hidrelétrica de Nova Ponte, inaugurada em 1994, está localizada às margens do rio Araguari e tem capacidade de geração de 510 MW. Tem uma altura máxima de barragem de 141 metros e comprimento de 1600 metros. Administrada pela CEMIG,  é a primeira usina brasileira construída de forma a cumprir todos os requisitos de proteção ambiental previstos na legislação. Seu volume útil de reservatório de água, são de 10,375 bilhões de metros cúbicos.

    2 – Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM)- ARAXÁ (MG)

    A CBMM – Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração é o mais importante fornecedor de nióbio do mundo, ela se encontra na cidade de Araxá – MG. O nióbio é um elemento químico que possui diversas aplicações, dentre elas podemos citar a produção de aço, ligas e superligas metálicas, ímãs supercondutoras, eletrocerâmicas, medicamentos, entre outros. 
    Na visita técnica iremos abranger um pouco mais dos conhecimentos em metalurgia e mineração, inicialmente será realizada uma introdução aos alunos e logo após visitaremos as áreas industriais da empresa, a barragem e o mirante da mina.

     

    3 – Granja Marileusa – Uberlândia (MG)

    O Bairro Granja Marileusa segue o conceito de uma comunidade planejada considerando o uso misto, a conectividade, a mobilidade, a integração de espaço público e privado e a valorização do meio-ambiente. Dessa forma é possível conjugar diversidade, acesso, adequação, eficiência, controle e sentido, buscando o desenvolvimento de um novo centro de bairro onde a vitalidade e a urbanização sustentável se tornam os conceitos principais para a sua implantação. É um projeto urbanístico voltado para a convivência, com tecnologia de ponta e localização privilegiada.

     

     

    4 – BLOJAF – Contagem (MG)

    Fundada em 1995 a Blojaf tem tradição na fabricação de blocos de concreto para alvenaria estrutural e de vedação, lajes pré-moldadas, piso intertravado e mourões de concreto. A Blojaf orgulha de ser a maior produtora de blocos de concreto do mercado mineiro e trabalha constantemente para manter a confiança e reconhecimento de seus clientes, garantindo sempre melhor atendimento e produtos de altíssima qualidade.

     

    5 – Vale Fertilizantes – Araxá (MG)

    Vale Fertilizantes é uma empresa brasileira de fertilizantes, fundada em 2010, que busca descobrir e transformar minerais que dão origem a produtos que ajudam a melhorar a vida de milhões de pessoas em todo o mundo. Investiram na produção de fertilizantes para contribuir com o desenvolvimento da agricultura e ajudar a vencer o desafio de produzir mais alimentos com menor impacto ao meio ambiente.

     

Tudo sobre a SEAC Civil 2015

  • Palestras

– Tecnologia em Pavimento Permeável

– Soluções em  Geotecnia – Eng. Flávio Lopes – Maccaferri

– Serviços de Engenharia, uma correlação entre projetos, processos executivos e execução – Eng. Rogério Borges

– Inovação e eficiência em elevadores na busca da sustentabilidade – Eng. Luis Seno – Elevadores Otis

– A mágica dos resultados para a vida e a carreira – Eduardo Peres

  • Minicursos

1 – Introdução ao Eberick – Projeto de Edificações em Concreto Armado

Ministrante: Eng. Marília G. Marques

Co-Requisito: Concreto Armado I

Carga horária: 4 horas

Sobre o minicurso: O minicurso tem por finalidade apresentar as principais características do programa Eberick. Mostrar os comandos mais utilizados, fazer o lançamento de um edifício de concreto armado, explicar como lançar cada elemento estrutural e por fim processar a estrutura e verificar os resultados finais..

Sobre a ministrante: Possui graduação em engenharia civil pela Universidade Federal de Viçosa (2011) e mestrado em estruturas de concreto pela Universidade Federal de Goiás (2014). Cursando doutorado na Universidade Estadual de Campinas. Trabalhou de 2013 a 2015 com execução e fiscalização de obras na Prefeitura de Patos de Minas, trabalhou com projetos estruturais e foi professora na UNIPAM. Hoje é professora na Universidade Federal de Viçosa, campus Rio Paranaíba.

 

2 – Projeto de Prevenção e Combate à Incêndio e Pânico

Ministrante: Eng. Hamilton Francisco da Silva

Co-Requisito: Desenho Arquitetônico

Carga horária: 8 horas

Sobre o minicurso: O minicurso abordará os seguintes tópicos: A proteção contra incêndios e os projetos de edificações; Classificação das edificações; As medidas de proteção contra incêndios nas edificações; Regularização de uma Edificação; Regularização de Eventos; Andamento de Projetos; Profissionais Cadastrados; Legislação; Taxa de Incêndio; Locais de Protocolo de Projetos; Leitura e interpretação de Projetos; Dimensionamento de saídas de emergências; Cálculo Populacional; Elaboração de um PTS.

Sobre o ministrante: Eng.º Hamilton Francisco da Silva, Graduado em Engenheira Civil e Administração de Empresas, Cursando a Especialização em Auditoria, Avaliações e Perícias da Engenharia, Sócio/proprietário da Empresa HFS Engenharia LTDA onde atua na elaboração de Projetos e Execução de Obras. Com experiência em docência, atuando como Instrutor de Ensino no SENAI Patos de Minas.

 

3 – Desenho à mão livre: método rápido, prático e funcional para engenheiros

Ministrante:  Arquiteto Marcus Sant’Anna

Co-Requisito: Nenhum

Carga horária: 4 horas

Sobre o minicurso: O desenho à mão livre na construção civil, ou croquis, permite expressar uma ideia através de esforço mínimo. Ao contrário do desenho científico, o croquis corresponde muito pouco ao objeto representado, se aproximando mais de um ‘esquema’ e menos de uma fotografia. Neste curso abordaremos técnicas de representação gráfica de forma rápida e eficaz utilizando lápis e papel.

Sobre o ministrante: Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Viçosa (2005) e mestrado em Geografia (área de concentração Organização do Espaço) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Realizou pesquisa apoiada pelo CNPq sobre o processo de reabilitação urbana do hipercentro de Belo Horizonte. Atualmente é Professor Assistente na Universidade Federal de Viçosa, lecionando Desenho Arquitetônico e Projeto Auxiliado por Computador. Desenvolve atividades de pesquisa e extensão em Projeto Urbano, notadamente as relações entre o espaço e as Tecnologias de Informação e Comunicação.

 

4 – Curso básico de SAP 2000

Ministrante:  Eng. Leonardo Mesquita

Co-Requisito: Teoria das Estruturas I

Carga horária: 8 horas

Sobre o minicurso: Este minicurso tem como objetivo apresentar ao primeiros passos para análise estrutural utilizando o software SAP2000. O SAP2000 é um software integrado para análise e cálculo estrutural extremamente versátil e poderoso utilizado para a análise de projetos e estruturas civis. De fácil manuseio e entrada de dados, pode ser utilizado para a modelagem de estruturas em 2D e 3D, utilizando cargas estáticas e dinâmicas.

Sobre o ministrante: Leonardo Carvalho Mesquita é Engenheiro Civil, graduado pela Universidade Federal de Viçosa (2009-2013) e Técnico em eletromecânica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2006-2008). Foi bolsista de iniciação científica da FAPEMIG durante um ano, bolsista de iniciação científica do CNPq durante dois anos e bolsista da CAPES durante 1 ano e meio. Atualmente é professor Auxiliar do Curso de Engenharia Civil da UFV-RP e estudante de mestrado em Engenharia Civil, onde trabalha com estruturas metálicas e estruturas mistas de aço e concreto.

 

6 – Dimensionamento de redes de saneamento: água, esgoto e drenagem auxiliado por computador.

Ministrante:  Eng. Lineker Max Goulart Coelho

Co-Requisito:  Hidráulica I

Carga horária: 4 horas

Sobre o minicurso: Ensinar os alunos a utilizar softwares de dimensionamento de redes de água, esgoto e drenagem urbana. Softwares EPANET e SWMM

Sobre o ministrante: Possui graduação em Engenharia Civil – Ecole Nationale des Ponts et Chaussées – Paristech (2011), graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011); especialização em Engenharia de Estruturas pela UFMG (2014); mestrado em Engenharia Sanitaria e Ambiental – Ecole des Ponts ParisTech (2011) e está desenvolvendo sua tese de doutorado em Engenharia Sanitária e Ambiental na Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor assistente na Universidade Federal de Viçosa e membro da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. Tem experiência nas áreas de Mecânica dos Fluidos, Hidráulica, Estruturas Metálicas, Dinâmica de Estruturas e Resistência dos Materiais.

 

7 – Instalações Elétricas Residenciais

Ministrante:  Eng. Guilherme Leal Xavier

Co-Requisito:  Projeto de instalações elétricas

Carga horária: 4 horas

Sobre o minicurso: Minicurso voltado para prática de instalações elétricas residenciais. Montagem da instalação elétrica de uma residência em tamanho reduzido, compreendendo os esquemas de ligações de tomadas de energia, interruptores simples, paralelo e intermediário, sensor de presença e fotocélula.

Sobre o ministrante:  Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (2007) e mestrado pela mesma instituição (2012) em Dinâmica de Sistemas Elétricos. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: energia eólica, estudos elétricos (Fluxo de Potência, Curto Circuito e Estabilidade Eletromecânica) utilizando os software do CEPEL (Anarede, Anafas e Anatem) e projetos elétricos (Residencial, Comercial e Industrial). Atualmente é Professor Assistente do Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Viçosa (UFV) – Campus Rio Paranaíba ministrando as disciplinas Eletrotécnica e Instalações Elétricas e Projeto de Instalações Elétricas.

 

8 – Projeto arquitetônico em Revit

Ministrante:  Augusto Severo Martins e Daniel Diniz

Co-Requisito:  Introdução ao BIM

Carga horária: 8 horas

Sobre o minicurso: O conceito BIM é uma realidade cada vez mais frequente, e este minicurso vem com o objetivo de apresentar uma das áreas desta tecnologia, a confecção de projetos arquitetônicos voltados para a aprovação e regularização de obras junto à prefeitura municipal. O software a ser utilizado será o REVIT.

Sobre os ministrantes: Augusto Severo Martins – Graduando em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Viçosa – campus de Rio Paranaíba. Daniel Diniz – Graduando em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Viçosa – campus de Rio Paranaíba. Possui  7 anos de experiência em maquetes eletrônicas utilizando V-ray, 2 anos de experiência em Revit no desenvolvimento de projetos executivos arquitetônicos.

 

9 – Processo Criativo

Ministrante:  SEBRAE

Co-Requisito:  Nenhum

Carga horária: 12 horas

Sobre o minicurso: O curso aborda o pensamento criativo, tendo o cliente como centro das inovações, proporcionando o acesso a técnicas e ferramentas para desenvolver o potencial criativo e aplicá-lo com o objetivo de melhorar os resultados da empresa. Temas a serem abordados: Introdução ao processo criativo; O que é Design Thinking e como funciona; Empatia, ideação e colaboração; Como selecionar as melhores ideias; Prototipagem, experimentação e validação na prática; Técnicas de priorização e implemen-tação de ideias, soluções e projetos inovadores; Apresentação dos trabalhos, feedbacks e próximos passos.

 

10 – Tendências tecnológicas na área do saneamento ambiental

Ministrante:  Eng. Frederico Carlos M. de Menezes Filho

Co-Requisito:  Nenhum

Carga horária: 4 horas

Sobre o minicurso: O minicurso abordará aspectos conceituais e técnicos das tendências tecnológicas atuais para os quatro componentes do saneamento ambiental: abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de águas pluviais e manejo de resíduos sólidos e limpeza pública. O objetivo deste minicurso é possibilitar ao futuro engenheiro civil que poderá atuar na área do saneamento, condições de analisar a realidade de determinado município no intuito de identificar oportunidades de aplicação destas novas tecnologias baseadas no conceito de sustentabilidade ambiental.

Sobre o ministrante: Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás (2005), mestrado em Engenharia do Meio Ambiente pela Universidade Federal de Goiás (2007) e doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente é Professor Adjunto I da Universidade Federal de Viçosa (UFV) – Campus Rio Paranaíba. Têm experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, atuando nos seguintes temas: hidrologia urbana, manejo de águas pluviais, diagnóstico de sistemas de drenagem urbana, técnicas compensatórias, sistemas de suporte à decisão, modelagem hidrológica, hidráulica computacional e planos municipais de saneamento.

 

11 – Renderização foto-realista com V-Ray + Sketchup.

Ministrante:  Daniel Diniz

Co-Requisito:  Nenhum

Requisito recomendado: domínio e aptidão com o Sketchup

Carga horária: 8 horas

Sobre o minicurso:  O Sketchup é o mais simples, fácil, e leve software de modelação virtual em 3D disponível. É ideal para análise volumétrica, cálculo de área e volume e apresentações de projetos. Como seu acabamento gráfico é de baixo realismo e qualidade o ideal para quem deseja melhor qualidade em seus trabalhos é a utilização de plugins, que são softwares livres que rodam dentro do programa. O plugin V-ray é um desse plugins, ele faz o chamado renderizaçao que da um acabamento na vista do sketchup adicionando reflexos, texturas e etc… É focado nesse plugin que o curso se desenvolverá visando capacitar o aluno a fazer imagens de apresentação em alta qualidade e realismo. Faz parte do programa do curso: apresentação das funcionalidades do V-ray; configuração de saída de imagem; edição de materiais do Sketchup; criação e importação de um novo material; vidros, metais, louças e água; relevos virtuais e reais em cerâmicas, telhas e texturas; iluminação direta e iluminação por material; configurações pós render e exportação de imagem; tratamento em photoshop.

Sobre o ministrante: Graduando em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Viçosa – campus de rio Paranaíba. Possui  7 anos de experiência em maquetes eletrônicas utilizando V-ray, 2 anos de experiência em Revit no desenvolvimento de projetos executivos arquitetônicos.

12 – Avaliação de imóveis pelo método comparativo de dados de mercado

Ministrante:  Eng. Reynaldo Furtado Faria Filho

Co-Requisito:  Estatística

Carga horária: 8 horas

Sobre o minicurso:  Conceitos normativos, conceitos básicos referentes à inferência estatística, pressupostos do modelo de regressão linear múltipla aplicados ao mercado imobiliário, forma de obtenção das variáveis mais utilizadas nos modelos de estimativa do valor dos imóveis e por fim alguns exemplos práticos.

Sobre o ministrante: Possui Graduação em Engenharia de Agrimensura (2004), Mestrado em Engenharia Agrícola (2007) pela Universidade Federal de Viçosa e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2015). Atualmente é Professor da Universidade Federal de Viçosa – Campus de Rio Paranaíba. Tem experiência na área de Geoprocessamento/Sistemas de Informações Geográficas e Topografia.

 

13 – Certificação de sistemas construtivos conforme PBQP-H e norma Siac

Ministrante:  Eng. Eduardo Pains de Morais

Co-Requisito:  Nenhum

Carga horária: 4 horas

Sobre o minicurso:  Em breve.

Sobre o ministrante: Possui graduação em Engenharia Civil pelo Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM (2014). Mestrando em Engenharia Civil na área de Estruturas e Construção Civil (PECC) pela Universidade de Brasília – UnB. Professor pelo Centro Universitário de Patos de Minas (MG) (UNIPAM).

 

14 – PBQP-H – Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat

Ministrante:  Consultora Nayara Silva – AGQ  Brasil

Co-Requisito:  Nenunhum

Carga horária: 4 horas

Sobre o minicurso:  Conheça como o Brasil conseguir organizar a construção civil em torno de duas questões principais: a melhoria da qualidade e a modernização produtiva. Na busca por esses objetivos conheceremos um conjunto de ações, entre as quais destacam-se: avaliação da conformidade de empresas de serviços e obras; melhoria da qualidade de materiais; formação e requalificação de mão-de-obra;  normalização técnica; capacitação de laboratórios; avaliação de tecnologias inovadoras; informação ao consumidor e; promoção da comunicação entre os setores envolvidos.  Conseguiu-se com estas ações aumentar a competitividade no setor, a melhoria da qualidade de produtos e serviços, a redução de custos e a otimização do uso dos recursos públicos. O objetivo, a longo prazo, é o de criar um ambiente de isonomia competitiva, que propicie soluções mais baratas e de melhor qualidade para a redução do déficit habitacional no país, atendendo, em especial, a produção habitacional de interesse social.

O PBQP-H é adequado a empresas de todos os portes que atuam no setor de execução de obras e elaboração de projetos para empresas públicas e privadas. A certificação é um pré-requisito exigido por instituições como a Caixa Econômica Federal e outros bancos para a concessão de financiamentos habitacionais. Alguns governos estaduais e prefeituras municipais também exigem o certificado para a participação em licitações.

Vantagens para uma empresa construtora certificada:

– Ampliação do mercado

– Acesso aos recursos do Governo Federal para execução de obras

– Aumento da produtividade

– Redução do desperdício

– Profissionalização da mão-de-obra do setor

– Redução dos custos da qualidade (retrabalhos, reparos, etc.)

– Aumento da satisfação dos colaboradores (menos tempo gasto no atendimento de reclamações)

– Reconhecimento de clientes

– Melhor seleção e relacionamento com fornecedores

– Melhoria de processos internos

– Qualidade do produto

– Modernização do setor

– Elevação dos índices de conformidade dos materiais, componentes e sistemas construtivos inseridos no PBQP-H

– Promoção do desenvolvimento tecnológico do setor e evolução dos métodos de gestão

– Permite o alinhamento e a integração com os sistemas de gestão da qualidade (ISO 9001) e gestão ambiental (ISO 14001).

 

15 – Software GAWACWIN – Maccaferri

Ministrante:  Eng. Flávio Lopes

Co-Requisito:  Mecânica dos Solos II

Carga horária: 4 horas

Sobre o minicurso:  Apresentação do software GawacWin desenvolvido para a realização de análise de estabilidade de muro de contenção em gabiões utilizando o Método do Equilíbrio Limite. A apresentação contempla também um breve relato da técnica e aplicabilidades dos gabiões.

 

16 – FTOOL – Software Gráfico-Interativo para Ensino de Comportamento de Estruturas

Ministrante:  Bruno Agenor Ferreira Resende

Co-Requisito:  Mecânica para Engenheiros

Carga horária: 4 horas

Sobre o minicurso: O FTOOL é um programa que se destina ao ensino do comportamento estrutural de pórticos planos, ocupando um espaço pouco explorado por programas educativos, que se preocupam mais com o ensino das técnicas numéricas de análise, ou por versões educacionais de programas comerciais, mais preocupados em introduzir os estudantes às suas interfaces. Seu objetivo básico é motivar o aluno para aprender o comportamento estrutural. A experiência de ensino nesta área tem mostrado que o processo de aprendizado dos métodos de análise estrutural não é eficiente sem o conhecimento sobre o comportamento estrutural. Neste minicurso vamos abordar todas as funções do FTOOL que podem auxiliar os alunos nos estudos das disciplinas de engenharia civil, além de mostrar como o programa pode ser utilizado no desafio das pontes.

17 – Software MACSTARS – Maccaferri

Ministrante:  Eng. Flávio Lopes

Co-Requisito:  Mecânica dos Solos II

Carga horária: 4 horas

Sobre o minicurso:  Apresentação do software MacStars® 2000 destinado a analise de estruturas em solo reforçado, onde utiliza elementos de reforço capazes de suportar esforços de tração, através de uma base de dados que respeita as principais normas internacionais (BS8006). A apresentação também dará ênfase a conceitos básicos de reforço de solo e mostrará como tais conceitos podem ser aplicados ao MacStars® 2000.

  • VISITAS TÉCNICAS

1 – Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) – Lagoa da Prata/MG

ETE – Estação de Tratamento de Esgoto é a unidade operacional do sistema de esgotamento sanitário que através de processos físicos, químicos ou biológicos removem as cargas poluentes do esgoto, devolvendo ao ambiente o produto final, efluente tratado, em conformidade com os padrões exigidos pela legislação ambiental. Em Lagoa da Prata o SAAE é a empresa responsável pelos serviços de esgotamento sanitário, e proporcionará uma visita em suas instalações, visando um maior conhecimento na área de tratamento de esgoto e suas fases.

 

2 – Companhia Brasileira de Metalúrgica e Mineração (CBMM) – Araxá/MG

A CBMM – Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração é o mais importante fornecedor de nióbio do mundo, ela se encontra na cidade de Araxá – MG. O nióbio é um elemento químico que possui diversas aplicações, dentre elas podemos citar a produção de aço, ligas e superligas metálicas, ímãs supercondutores, eletrocerâmicas, medicamentos, entre outros.
Na visita técnica, iremos abranger conhecimentos em metalurgia e mineração. Inicialmente será realizada uma introdução aos alunos, e logo após visitaremos as áreas industriais da empresa, a barragem e o mirante da mina.

3 – Obras de instalação de Unidade de Mineração do Projeto Serra do Salitre – Serra do Salitre/ MG

A Galvani é um grupo familiar brasileiro, que teve sua origem na década de 30 no interior de São Paulo. É hoje a única empresa de capital 100% nacional totalmente verticalizada na produção e comercialização de fertilizantes fosfatados. Possui oito unidades distribuídas pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso, Sergipe e Ceará e está presente em quatro dos setores mais importantes da economia brasileira: mineração, indústria, comércio e serviços.

Em junho de 2013, a Galvani conseguiu a LI (Licença de Instalação) do Projeto Serra do Salitre. A autorização permite que a empresa comece as obras para a atividade de mineração de fosfato no município, localizado no Alto Paranaíba (MG). O minério será utilizado como matéria prima para a produção de fertilizantes e fosfato bicálcico. A terraplenagem do terreno começou em julho de 2015 e, em setembro, iniciaram-se as obras civis. Durante o período das obras, estima-se que serão gerados três mil postos de trabalho. A nossa visita técnica terá enfoque na área de Segurança do Trabalho.

 

4 – Obras de construção de edifícios em concreto armado – São Gotardo/ MG

Nesta visita, os alunos irão conhecer duas obras em concreto armado, sendo:

– um Condomínio residencial de 13 pavimentos, com área total prevista de 10.000 m², 36 apartamentos de 144m² cada, 4 coberturas, 2 pavimentos de garagem, salão de festas, sala de jogos, piscina, 2 elevadores. A obra está na fase de montagem e fabricação de formas; montagem de armadura de laje (laje maciça); execução da estrutura de concreto armado. Poderá ser visto ainda: a organização do canteiro de obras; controle tecnológico do concreto; organização e gestão de materiais dentro do canteiro.

– um Hotel de 7 pavimentos, com área total prevista de 4.802,87m² e 77 apartamentos. A obra está na fase de execução da alvenaria de vedação; execução da estrutura de concreto armado e; conclusão das lajes nervuradas. Poderá ser visto ainda: a organização do canteiro de obras; controle tecnológico do concreto; organização e gestão de materiais dentro do canteiro.

 

5 – Residencial Monte Hebron – Uberlândia/MG

O empreendimento é a construção das 2.200 unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida, na região Sudoeste de Uberlândia. Além disso, será construído no local uma Unidade Básica de Saúde, duas Escolas de Educação Infantil e Fundamental e área de recreação, contendo pistas de skate, quadra de vôlei e peteca, playground e praças. As obras tiveram início em outubro de 2014. Com investimentos em torno de R$ 65 milhões, a construção dos Residenciais está gerando para Uberlândia cerca de 200 empregos. Na visita técnica iremos conhecer toda a parte de infra-estrutura e processos construtivos do residencial.

 

 

Tudo sobre a SEAC Civil 2014

  • Palestras

– A História da Engenharia – Eng. Eduardo Souza Melo

– Aplicação dos Geossintéticos Huesker para Obras Viárias – Eng. Cássio Alberto Teodoro do Carmo

– Patologias nas instalações hidráulicas prediais – Joubert Heleno Nunes

– Soluções Industrializadas para Concreto Armado – Engª. Chaslla Magalhães

– A interdisciplinaridade da Gestão de Recursos Hídricos – Fernanda Maia Oliveira

– Planejamento e Gestão de Bacias Hidrográficas: A experiência da Bacia do Rio Araguari – MG – Adairlei Aparecida da Silva.

– Habitação – Grupo Tripetrepe

 

  • Minicursos

1 – MODELOS DE DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTO COM GEOSSINTÉTICOS

Ministrante: Eng. Cássio Alberto Teoro do Carmo

Co-Requisito: Pavimentação

Carga horária: 4 horas

Sobre o minicurso: Foram apresentados os modelos de dimensionamento de pavimento com geossintéticos através de situações práticas. Para melhor aproveitamento deste minicurso, foi importante que os alunos já tivessem cursado a disciplina de Pavimentação (ECV – 317), pois foi necessário um prévio conhecimento de CBR, Grau de compactação e Módulo de Resiliência.

 2 – INSTALAÇÕES ELÉTRICAS RESIDENCIAIS

Ministrante: Eng. Eletricista Guilherme Leal Xavier

Co-Requisito: Eletrotécnica e Instalações Elétricas

Carga horária: 4 horas

Sobre o minicurso: Minicurso voltado para prática de instalações elétricas residenciais. Montagem da instalação elétrica de uma residência em tamanho reduzido, compreendendo os esquemas de ligações de tomadas de energia, interruptores simples, paralelo e intermediário, sensor de presença e fotocélula.

 3 – GERENCIAMENTO DE PROJETOS INDUSTRIAIS

Ministrante:  MSc. Eng. de Produção Rafaella de Souza Henriques

Co-Requisito: Nenhum

Carga horária: 4 horas

Material: Notebook

Programa:

– Microsoft Project (versão de teste): http://www.baixaki.com.br/download/microsoft-project-professional.htm Baixaki – Microsoft Project Professional

Sobre o minicurso: O minicurso teve como objetivo iniciar o desenvolvimento das habilidades necessárias ao Gerenciamento de Projetos Industriais. Para tal, ele se iniciou com os fundamentos da gestão de projetos e as principais características de projetos industriais. Em seguida, foram abordados o modelo PMBOK e as ferramentas básicas do Microsoft Project.

 4 – O SOFTWARE REVIT E SUAS APLICAÇÕES

Ministrante:  Augusto Severo Martins e Daniel Diniz

Co-Requisito:  Introdução ao BIM

Carga horária: 12 horas

Sobre o minicurso: O minicurso teve por objetivo a apresentação das mais variadas ferramentas de projeto que o software, da Autodesk, Revit Architecture oferece ao seu usuário. Com uma interface simples e bem dinâmica, foram abordadas a criação de elementos como, paredes, pisos, forros, esquadrias, escadas e rampas. Além da aplicação de materiais a estes, contemplando também a criação de tabelas quantitativas e qualitativas.

 5 – ENGENHARIA DE AVALIAÇÃO – METODOLOGIA CIENTÍFICA

Ministrante: Eng. Fernando Fernandes

Co-Requisito:  Nenhum

Carga horária: 12 horas

Material: notebook, lápis, borracha, calculadora científica.

Sobre o minicurso: O minicurso abordou a avaliação de imóveis conforme preconiza a ABNT NBR 14.653-1 e ABNT NBR 14.653-2 usando como ferramenta a inferência estatística.

6 – PROJETOS DE FABRICAÇÃO DE ESTRUTURAS METÁLICAS

Ministrante: Eng. Tiago Ferreira Albrecht

Co-Requisito:  Estruturas Metálicas

Carga horária: 12 horas

Material: Notebook

Sobre o minicurso: Detalhamento de projetos em estruturas metálicas.

7 – MODELAGEM COMPUTACIONAL NO SETOR DE HIDRÁULICA E SANEAMENTO

Ministrante: Eng. Lineker Max Goulart Coelho

Co-Requisito:  Hidráulica

Carga horária: 4 horas

Material: Notebook

Programas:

– Hidrowin: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11254

– Epanet Brasil: http://www.lenhs.ct.ufpb.br/?page_id=34

– HecRas: http://www.hec.usace.army.mil/software/hec-ras/downloads.aspx

– HecHms: http://www.hec.usace.army.mil/software/hec-hms/downloads.aspx

– Sobre o minicurso: Apresentação e noções básicas de softwares da área de hidráulica e saneamento.

 8 – INTRODUÇÃO AO SOFTWARE SKETCHUP

Ministrante: Mariana Cecília Melo

Co-Requisito:  Nenhum

Carga horária: 4 horas

Material: Notebook

Programa:

– Programa Sketchup:http://www.sketchup.com/pt-BR/products/sketchup-pro/new-in-2014

Sobre o minicurso:  O SketchUp é um software CAD (Desenho auxiliado por computador) de fácil uso, que opera num ambiente em 3D. Ele possibilita os usuários criarem desde esboços até projetos com precisão de forma fácil e tridimensionais. Inicialmente destinado para criação de projetos em 3D de arquitetura e engenharia civil, o software SketchUp teve sucesso pela facilidade do seu uso. O minicurso abordará a utilização básica do programa com a resolução de exemplos práticos.

 9 – SEGURANÇA DO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Ministrante: Ivo da Silva

Co-Requisito:  Nenhum

Carga horária: 4 horas

Sobre o minicurso: O minicurso abordou riscos ocupacionais inerentes às funções peculiares da construção civil, ferramentas, acessórios, avaliação das condições de higiene e segurança do trabalho, características e condições de saúde dos trabalhadores, avaliação de aspectos ergonômicos, características e condições de saúde dos trabalhadores, máquinas, equipamentos e muito mais!

 10 – OFICINA DE CURRÍCULO LATTES

Ministrante: Tiago Mendes de Oliveira

Co-Requisito:  Nenhum

Carga horária: 4 horas

Material: Notebook

Sobre o minicurso: Objetivou apresentar a importância e o funcionamento da Plataforma Lattes, assim como, criar e atualizar um currículo na mesma.

 11 – AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS PELO MÉTODO COMPARATIVO DE DADOS DE MERCADO

Ministrante: Eng. Agrimensor Reynaldo Furtado Faria Filho

Co-Requisito:  Estatística

Carga horária: 8 horas

Material: Notebook

Sobre o minicurso: Abordou os seguintes tópicos: conceitos normativos, conceitos básicos referentes à inferência estatística, pressupostos do modelo de regressão linear múltipla aplicados ao mercado imobiliário, forma de obtenção das variáveis mais utilizadas nos modelos de estimativa do valor dos imóveis e por fim alguns exemplos práticos. Vale salientar, que o profissional que mais atua nesta área é o Engenheiro Civil, portanto todo conteúdo deste mini-curso foi direcionado para que os estudantes de Engenharia Civil sejam instigados a obter conhecimento na área de avaliação de imóveis.

 12 – CONSULTA PERIÓDICOS CAPES E PROGRAMA MENDELEY

Ministrante: Ernani Possato

Co-Requisito:  Nenhum

Carga horária: 8 horas

Material: Notebook

Sobre o minicurso: O objetivo do minicurso foi apresentar as ferramentas de busca de artigos científicos de interesse, nacionais e internacionais, nas diferentes bases disponíveis no portal “Periódicos Capes” (www.periodicos.capes.gov.br). Em uma segunda etapa do minicurso, foi apresentada as funcionalidades do programa Mendeley. O programa consiste em um gerenciador de bibliografias, que permite organizar automaticamente as referências e arquivos relacionados. Pelo Mendeley, é possível também, inserir citações e referências, de acordo com a norma ABNT, em textos acadêmicos como artigos, TCC, dissertações, etc.

 

  • VISITAS TÉCNICAS

1 – USINA HIDRELÉTRICA DE TRÊS MARIAS

A Usina Hidrelétrica de Três Marias, inaugurada em 1962. A barragem, que tem 2.700 metros de comprimento e forma um reservatório de 21 bilhões de metros cúbicos de água, a 2.221 km acima da foz do rio, foi construída com recursos da Comissão do Vale do São Francisco – CVSF, é administrada pela Cemig, é considerada de grande importância para o Brasil. A energia gerada pela usina é entregue ao Sistema Interligado Nacional – SIN, sendo que a sua operação é coordenada pelo Operador Nacional do Sistema.

2 – COMPANHIA BRASILEIRA DE METALURGIA E MINERAÇÃO (CBMM)- ARAXÁ-MG

A CBMM – Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração é o mais importante fornecedor de nióbio do mundo, ela se encontra na cidade de Araxá – MG. O nióbio é um elemento químico que possui diversas aplicações, dentre elas podemos citar a produção de aço, ligas e superligas metálicas, ímãs supercondutoras, eletrocerâmicas, medicamentos, entre outros. 
Na visita técnica iremos abranger um pouco mais dos conhecimentos em metalurgia e mineração, inicialmente será realizada uma introdução aos alunos e logo após visitaremos as áreas industriais da empresa, a barragem e o mirante da mina.

3 – OBRA DO EDIFÍCIO SEDE DO FÓRUM DE PATOS DE MINAS

Construção Civil é a ciência que estuda as disposições e métodos seguidos na realização de uma obra sólida, útil e econômica. Uma obra seria todos os trabalhos de engenharia que resulte criação, modificação ou reparação de uma construção, ou então que tenham como resultado qualquer transformação do meio natural.

Diante dessas definições podemos ter um maior conhecimento sobre o assunto por meio de uma visita técnica ao canteiro de obras do Edifício Sede do Fórum de Patos de Minas – MG, na qual abordaremos algumas etapas da construção.

Estágio em que se encontra a obra:

– montagem e fabricação de formas;
– montagem de armadura de laje (laje nervurada e laje maciça);
– aterro;
– estrutura de concreto armado;
– organização do canteiro de obras;
– controle tecnológico do concreto;
– organização e gestão de madeiras dentro do canteiro.

4 – ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO (ETE) – LAGOA DA PRATA

ETE – Estação de Tratamento de Esgoto é a unidade operacional do sistema de esgotamento sanitário que através de processos físicos, químicos ou biológicos removem as cargas poluentes do esgoto, devolvendo ao ambiente o produto final, efluente tratado, em conformidade com os padrões exigidos pela legislação ambiental. Em Lagoa da Prata o SAAE é a empresa responsável pelos serviços de esgotamento sanitário, e proporcionará uma visita em suas instalações, visando um maior conhecimento na área de tratamento de esgoto e suas fases.

5 – OBRAS DOS EDIFÍCIOS: RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO E LABORATÓRIOS DE PESQUISA DA UFV-CRP

A área de Construção Civil abrange todas as atividades de produção de obras. Estão incluídas nesta área as atividades referentes às funções planejamento e projeto, execução e manutenção e restauração de obras em diferentes segmentos, tais como edifícios, estradas, portos, aeroportos, túneis, instalações prediais, obras de saneamento, de fundações e de terra em geral, etc.

Nesta visita técnica os alunos poderão conhecer as obras do Laboratório de Ensino I e II, o Refeitório Universitário e Laboratório de Pesquisa que estão em execução na Universidade Federal de Viçosa no campus Rio Paranaíba. São obras em diferentes estágios, com diferentes processos construtivos e inovações.

 

Endereço

Universidade Federal de Viçosa  – Campus Rio Paranaíba
Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas – IEP
Rodovia MG-230 – Km 7  – Rio Paranaíba – MG
CEP: 38.810-000 – Caixa Postal 2
Telefone: (34) 3855 – 9338

 

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress